Galeria de Físicos

Desenvolved by Prof Luiz Henrique Gobbi

Sinônimo de gênio, Albert EINSTEIN foi um físico teórico alemão que desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral (TRG), um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.

BIOGRAFIA DE EINSTEIN

Albert EINSTEIN nasceu em Ulm, no Reino de Württemberg, Alemanha, em 14 de março de 1879. Seus pais eram Hermann Einstein, um vendedor e engenheiro, e Pauline Einstein. Os Einstein eram judeus não praticantes. Em 1880 a família mudou-se para Munique, onde seu pai e tio fundaram uma empresa que fabricava equipamentos elétricos acionados por corrente contínua.

Em 1894, a empresa de seu pai faliu: a corrente contínua perdeu a "guerra das correntes" para a corrente alternada de Tesla.

Em busca de negócios, a família Einstein mudou-se para a Itália. EINSTEIN ficou em Munique para terminar seus estudos.

Seu pai queria que seguisse a engenharia elétrica, mas o jovem entrou em choque com as autoridades e ressentiu-se com o regime da escola e o método de ensino.

No final de dezembro de 1894, viajou para a Itália para se juntar à sua família em Pavia, convencendo a escola a deixá-lo ir usando um atestado médico.

No final do verão de 1895, com dezesseis anos, dois antes da idade padrão, realizou os exames de admissão para a Escola Politécnica Federal de Zurique. Ele não conseguiu alcançar o padrão exigido em várias disciplinas, mas obteve notas excepcionais em física e matemática.

Em 29 de outubro de 1896 foi aprovado no exame Matura com boas notas. Embora tivesse apenas 17 anos, um a menos que os demais alunos, matriculou-se no curso de quatro anos para obter o diploma de professor de física da Escola Politécnica. Durante os anos de graduação, viveu com uma mesada de 1 franco suíço por mês.

A futura esposa de EINSTEIN, Mileva Maric, também se matriculou na Escola Politécnica no mesmo ano, e era a única mulher entre os seis estudantes de matemática e física nas aulas do curso. Em 1900, EINSTEIN foi agraciado com o diploma de ensino da Politécnica de Zurique.

EINSTEIN e Mileva casaram-se em 6 de janeiro de 1903, em Berna. Em 14 de maio de 1904 nasceu o primeiro filho do casal, Hans Albert Einstein, na capital suíça. Em fevereiro de 1901, Einstein adquiriu a nacionalidade suíça.

Depois de formado, EINSTEIN passou quase dois anos frustrantes procurando um cargo de professor.

O pai de Marcel Grossmann o ajudou a conseguir um emprego em Berna, no escritório de patentes da Suíça, onde começou a trabalhar em 16 de junho de 1902 como examinador assistente.

Publica o seu 1º artigo "Conclusões Retiradas dos Fenômenos da Capilaridade", que foi publicado no prestigiado periódico acadêmico Annalen der Physik. Os editores ficaram impressionados com o trabalho do jovem cientista desconhecido em março, quando tinha completado apenas 22 anos.

Estimulado pelo seu sucesso inicial, poucos meses depois, em setembro, o jovem futuro pai iniciou seu doutoramento pela Universidade de Zurique.

EINSTEIN concluiu sua tese em 30 de abril de 1905. Neste mesmo ano, que tem sido chamado de o "Ano Miraculoso", publicou quatro trabalhos revolucionários: sobre o efeito fotoelétrico, o movimento browniano, a relatividade especial e a equivalência entre massa e energia, que o levariam ao conhecimento do mundo acadêmico.

TEORIA DA RELATIVIDADE

A "Teoria da Relatividade" foi uma teoria cunhada pelo EINSTEIN, mas não se tem um consenso da data da sua origem. A data oficial é o ano de 1905 e, segundo o próprio EINSTEIN, a origem da Relatividade está na Óptica.

Numa vertente da Mecânica, a Relatividade surgiu com o questionamento da natureza e da velocidade da luz. Comprova-se que a luz tem velocidade finita e, portanto, leva tempo.

Os conceitos de espaço e, principalmente, tempo são revistos com os famosos questionamentos de EINSTEIN.

OS POSTULADOS DE EINSTEIN

Com os questionamentos, vieram as ideias e, em seu artigo de 1905, EINSTEIN apresentou sua versão da teoria da Relatividade baseando-se em dois postulados:

1º Postulado - Postulado da Relatividade: "As leis básicas da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais".

2º Postulado - Postulado da Constância da Velocidade da Luz: "A velocidade da luz é a mesma independente da velocidade da fonte".

A Teoria da Relatividade Especial (TRR) estuda basicamente as diferenças que existem entre as medidas físicas realizadas em dois referenciais inerciais em movimento relativo.

Surgem as consequências da TRR, como dilatação do tempo, contração do espaço e os paradoxos, como o dos gêmeos e da vara e do celeiro. Daí EINSTEIN percebe a necessidade de se incluir os referenciais acelerados, como necessidade de se generalizar a relatividade especial.

Assim, EINSTEIN apresentou sua Teoria da Relatividade Generalizada, que passou a ser chamada de TRG, em 1915.

Como consequência, a TRG acabou fornecendo uma descrição unificada da gravidade como uma propriedade geométrica do espaço e do tempo, ou espaço-tempo.

Nesta nova visão, grandes massas deformam o chamado tecido espaço-tempo, o que causaria a gravitação.

Até a própria luz (que teria massa) sofreria o desvio da trajetória por um corpo de grande massa no espaço, o que pode ser observado, por exemplo, durante um eclipse solar.

Para provar a TRG era necessário verificar o desvio da luz das estrelas provocado por uma grande massa, como o Sol.

O eclipse era a situação ideal. Com a Lua bloqueando o brilho ofuscante do Sol, tornava-se possível enxergar e fotografar as estrelas próximas a ele.


Por estarem quase encobertos pelo Sol quando vistos da Terra, os raios das estrelas atravessariam o espaço-tempo distorcido pelo campo gravitacional do Sol e sofreriam um desvio que poderia ser verificado.

O segredo era fotografar essas estrelas durante o eclipse e, um tempo depois, clicá-las novamente quando estivessem na mesma região do céu, mas sem a interferência solar.

O ECLIPSE DE SOBRAL - CE

Após a 1ª Guerra, a previsão do próximo eclipse apontava para sua ocorrência no dia 29 de maio de 1919.

Entre todos os lugares no mundo onde ele seria total e permitiria uma possível comprovação da Teoria da Relatividade, se encontrava a cidade de Sobral, no Ceará.

Assim, no dia 29 de maio de 1919, equipe de cientistas estavam de plantão na cidade a 230 Km da capital, Fortaleza.


Mas o céu amanheceu nublado sobre a cidade cearense de Sobral, pondo em risco toda a expedição.

Mas, pouco antes das 09h, uma brecha entre as nuvens revelou o momento em que o disco solar foi obscurecido pela Lua.

Posteriormente, um segundo conjunto de fotos foi tirado em julho do mesmo ano. De acordo com a teoria de EINSTEIN, a comparação dos registros deveria ter uma diferença de 1,75 segundo de arco, enquanto a de NEWTON previa um número bem menor, de 0,86. EINSTEIN estava certo!!...

EINSTEIN morreu na manhã de segunda-feira em 18 de abril de 1955, vítima de aneurisma, no Hospital de Princeton às 01h15 da manhã, com 76 anos de idade, tendo continuado a trabalhar até quase o fim de sua vida.

 

"Se a Teoria da Relatividade estiver correta a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu."
Albert Einstein (1879 - 1955)
 
Site em conformidade com o padrão CSS válido!
Testado para os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.